E L I N Q – Cooperativa de Trabalho de Montagem e Manutenção Industrial
NOSSOS PRINCÍPIOS
A Elinq baseia-se nos princípios cooperativistas:
1° Princípio – Adesão livre e voluntária
De acordo com este princípio, as Cooperativas são organizações voluntárias e abertas a todas as pessoas aptas a usarem os seus serviços, sendo responsáveis pelos seus associados, sem distinção de qualquer natureza.
2° Princípio – Controle democrático pelos sócios
De conformidade com este princípio, as Cooperativas são controladas, democraticamente, através de seus associados, os quais participam, ativamente, no estabelecimento de suas políticas e tomadas de decisões, sendo os próprios cooperados representantes dos demais, que os elegem através de voto, em Assembléia convocada para este fim.
3° Princípio – Participação econômica dos sócios
Este princípio prevê que os sócios participam, eqüitativamente, e controlam, democraticamente, o capital de sua Cooperativa.
4° Princípio – Autonomia e Independência
De acordo com este princípio, as Cooperativas são organizações autônomas e independentes. Todavia nada impede que mantenham relações operacionais com outras entidades, inclusive governamentais.
5° Princípio – Educação, treinamento, informações
Além das Cooperativas terem como objetivo principal o interesse comum entre os seus associados, têm, também, por princípio, proporcioná-los educação, treinamento e informações necessárias, a fim de que possam contribuir, efetivamente, para o seu desenvolvimento.
6° Princípio – Cooperação entre Cooperativas
As Cooperativas têm, também, por princípio, um relacionamento estrutural, entre si, cujo objetivo é fortalecer o movimento Cooperativista, de forma sistêmica, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais, tendo como parâmetro, as Federações, Centrais, Confederações etc.
7° Princípio – Preocupação com a comunidade
Preocupam-se, outrossim, as Cooperativas em desenvolver um trabalho sustentável, por meio de políticas aprovadas pelos seus membros, assumindo um papel de responsabilidade social junto às comunidades onde estão inseridas.
Conselho de Administração